NARRATIVA 3 (Entrevista)






Olá,
Agora vou contar um pouco da história de uma senhora evangélica, alegre, comunicativa generosa e também um pouco exagerada em algumas situações. Seu nome é Maria Helena dos Santos Luna, 64 anos, viúva, natural de Maceió e aposentada, que me deu a oportunidade de conhecer um pouquinho da sua vida.
De início perguntei se ela poderia me responder algumas questões, que no caso, seria uma rápida entrevista, ela me respondeu que sim. Toda espontânea já foi falando sobre sua labuta.
Quando comecei a perguntar a dona Maria Helena sobre a sua alfabetização e leitura na escola, ela prontamente começou a contar das suas dificuldades enfrentadas durante todo seu período escolar. Contou sobre quando foi a escola, das escolas que estudou, quando teve que parar de estudar para trabalhar, desde cedo, até a conclusão do ensino médio. Com muita esperança nos olhos ela disse que gostaria muito de ter feito faculdade mas, Helena demonstra o cansaço que a vida lhe trouxe em sua bagagem e que já não poderia assumir tanta responsabilidade, ainda “resmungou” sobre seu tempo disponível. Detalhou sobre as escolas que teria estudado até o ensino médio, quando perguntei se ela teria frequentado a escola na infância:

Sim, tive. Da 1ª série até a 4ª série, antigamente era admissão, estudei no grupo, Escola Rodriguez de Melo. Na adolescência, nas 5ª e 6ª séries estudei no Ginásio da Polícia, porém não concluí por conta da situação financeira. Já na fase adulta voltei a estudar no colégio Rui Palmeira, mais ou menos 23 anos, e fiz até a 8ª série lá em 1983, e terminei. Passei um tempo “parada”... e em 2005, 2006 e 2007... Daí terminei o Ensino Médio, na Escola Estadual Fernandes Lima.

Depois de uma longa história, dona Lena (assim como seus familiares e amigos a chamam), enfatizou sobre sua paixão pela leitura e que foi um grande diferencial para sua história de vida. O que me chamou atenção sobre a relação entre a diversão que é ler e suas limitações ao longo do tempo. E assim com suas próprias palavras, quando perguntei se gostava de ler, e disse:

                                                           
Amo ler... Minhas “coisas é tudo cheias” de livros. Livros de todo jeito. Principalmente a Bíblia. Gosto de ler... À noite eu vou dormir tarde, vou dormir duas, três horas da madrugada só lendo, né... E quando não é isso, gosto de ler romance, coisas boas, romance... gosto de ler livros evangélicos, gosto muito... “pra” mim a melhor coisa é ler e se eu pudesse passava a noite todinha, só que agora a minha visão não “tá” mais permitindo, porque “tô” com catarata... aí não posso, as letras começam a “dançar”,... aí eu tenho que parar. Já amanheci o dia lendo,... “perdi” assim, um pouco da minha visão, assim lendo... A noite toda... meu marido ficava brigando, discutindo comigo..., eu tentava dormir, mas não conseguia, porque enquanto eu estava lendo, estava gostando, aí  pronto. Eu gosto muito de ler, “pra” mim não há coisa melhor...



Em alguns segundos buscou na lembrança os tipos de livros que costumava ler e os que lê atualmente, exemplificou:
Eu li um livro “Bom Dia Espírito Santo”... É um livro religioso... Muito lindo esse livro, era uma sensação,... Como uma pessoa voltar,... Vai além do conhecimento,... É muito bom, eu gostei muito. Além desse, eu gostava muito de ler Júlia, Sabrina,... Essas “coisas” assim...












Embora dona Maria Helena tivesse trabalhado muito para conseguir seus objetivos, deixou bem claro o quanto é importante e relevante a leitura. Muito sorridente, demonstrou que estava gostando de contar a sua trajetória, refletiu e abordou a importância da leitura na sua vida. E exclamou:

Ah...! A leitura eleva a gente no alto nível... muito bom,... Eu gosto muito de ler, porque a gente vai se aperfeiçoando, vai aprendendo, conhecendo mais as “coisas”, tendo mais “uma” informação melhor,... A leitura leva a gente muito mais além.




Por fim, a agradeci a atenção e a paciência, pois foi muito gratificante a consideração que me foi confiada para entrevistá-la e fotografá-la para expor aqui neste minúsculo trabalho, seu exemplo de vida.
E assim eu concluo essa pequena história de uma senhora que soube aproveitar a oportunidade de conhecer a leitura através da sua força de vontade de aprender e de seu comprometimento consigo mesma e que em meio as dificuldades e limitações não deixou sua paixão de lado, que é a leitura.







Nenhum comentário:

Postar um comentário